Projetos
Sistema Gaia: tecnologia define prioridades no recapeamento
Iniciativa revolucionou manutenção do asfalto ao permitir resposta rápida das equipes de reparo
Ao assumir a Prefeitura de SP, Modonezi encontrou uma das maiores queixas da população: a má qualidade do asfalto. Para enfrentar o problema, firmou parceria com a USP e criou o Sistema Gaia.
Antes, equipes faziam a vistoria manualmente, com prancheta e caneta. Hoje, táxis e carros de aplicativo usam dispositivos que monitoram as vias em tempo real e ajudam a definir as prioridades de recapeamento.
O Sistema Gaia já orientou obras como a recuperação da Marginal Tietê. A tecnologia aumentou a durabilidade do asfalto e transformou a manutenção viária em ferramenta estratégica de zeladoria urbana.
Programa Tô Legal e o impacto do trabalho nas ruas de SP
Solução eficiente para regularizar o trabalho dos ambulantes da cidade de São Paulo
São Paulo conta com dezenas de milhares de ambulantes nas ruas. O Programa Tô Legal colocou o cidadão no centro da solução, simplificou a emissão de licenças e reduziu a corrupção.
Com o sistema eletrônico, 65 mil trabalhadores já foram formalizados. A iniciativa trouxe mais segurança e mobilidade para profissionais autônomos.
Outra inovação é a liberdade de escolha. Os ambulantes podem definir seus pontos de trabalho por até 90 dias, ajustando-se às demandas comerciais sem gerar conflitos com o comércio regular nem lotação nas calçadas.
Adote uma Praça: juntos por uma cidade mais sustentável
Projeto integra participação social com revitalização de áreas verdes da capital paulista
Com o auxílio da inteligência artificial foi possível mapear mais de 11 mil espaços verdes e expandir o projeto Adote uma Praça, que une Prefeitura e paulistanos por uma São Paulo mais sustentável.
Atualmente, quase 900 praças já foram adotadas pelas comunidades da cidade, aproximadamente 20% do total. O desafio agora é fortalecer a integração da participação social com a revitalização de áreas verdes e chegar aos 100% nos próximos anos.
O processo é totalmente eletrônico, desburocratizado e intuitivo. Os interessados acessam o site, escolhem a área desejada no mapa, preenchem um formulário e anexam os documentos necessários.
Os custos de manutenção variam. A Prefeitura oferece apoio e projetos básicos e a adoção é válida por dois anos, com possibilidade de renovação por mais dois.
Obras de drenagem e Jardins de Chuva minimizam efeitos dos alagamentos
Ações para restabelecer rapidamente o funcionamento normal da cidade após as tempestades
Um dos grandes desafios de Modonezi foi restabelecer o funcionamento da cidade de São Paulo com rapidez após as tempestades. Para isso, foi preciso garantir que equipamentos como piscinões e galerias funcionassem com excelência.
Soluções baseadas na natureza, como os Jardins de Chuva, e obras de recomposição de galerias, também contribuíram bastante para reduzir os transtornos nos últimos anos.
Em outra frente, a incorporação de tecnologias, como sensores e métodos avançados de limpeza de bocas de lobo, ajudaram a diminuir consideravelmente os pontos de alagamento na capital.
Sistema Urano revolucionou gestão das chuvas em SP
Modelo estabelece histórico climático detalhado para cada ponto da capital paulista
Modonezi criou o Sistema Urano, que usa dados dos últimos 40 anos para prever tempestades com 80% de precisão até duas horas antes.
A ferramenta divide a capital em cerca de três mil hexágonos e gera um histórico climático detalhado para cada região.
Com isso, a Defesa Civil aciona equipes rapidamente, gestores acessam informações em tempo real e o tempo de resposta caiu de três horas para menos de 40 minutos.
Grandes obras mudam cidades, pequenas obras a vida das pessoas
Participação ativa da comunidade e atenção às suas necessidades cotidianas são fundamentais
Grandes obras mudam a cara da cidade. Mas pequenas intervenções têm impacto ainda maior no dia a dia das pessoas.
Uma passarela de pedestres, a recuperação de áreas degradadas ou a instalação de brinquedos em praças custam pouco e geram muito valor. Essas ações fortalecem o sentimento de pertencimento comunitário e podem transformar antigos lixões clandestinos em parques e áreas verdes.
Com isso, fica claro: ouvir a comunidade e atender suas necessidades cotidianas é essencial para uma gestão urbana eficaz. Esse modelo promove desenvolvimento sustentável e inclusivo para a cidade de São Paulo.